Fique atento ao que pode estar atrasando ou impedindo a venda do seu imóvel

11/07/2022min de leitura

É vero que toda negociação de compra e venda de imóvel pode ser complexa e, quando não bem resolvida, pode acabar trazendo muita frustração, dores de cabeça ou até mesmo travar a transação. Por isso, é fundamental que todas as pessoas envolvidas, especialmente quem está vendendo, saibam o que pode impedir a venda de um imóvel para se prevenir e evitar esse tipo de situação.


Muitas pessoas investem em imóveis com o objetivo de vendê-los um dia, uma ótima forma de conseguir uma renda extra, afinal é um bom negócio, principalmente quando o investidor compra em uma área com potencial de valorização. Para quem escolhe investir nesse mercado é ainda mais importante saber o que pode impedir a venda de um imóvel, afinal, imagina investir em uma propriedade e não poder negociá-la? 


Se você está se perguntando, essa transação pode sim ser impedida pela Justiça e existem diversas razões para isso, o que torna ainda mais necessário o conhecimento dessa área antes de mais nada. Mas não precisa ficar nervoso, esses impedimentos costumam acontecer por erros básicos cometidos pelo proprietário do imóvel e podem ser facilmente revertidos quando identificados. Por isso, se você está tendo dificuldades na venda de um imóvel, fique atento nesse texto!


Para te ajudar a evitar uma situação onde a venda de um imóvel que te pertence atrase ou seja impedida, a Nova Época Imóveis listou algumas das razões mais comuns que podem impedir ou atrasar a venda de um imóvel, como evitar essa dor de cabeça e como funciona toda a burocracia da venda de uma propriedade. Em caso de dúvidas ao final desse post, não deixe de consultar um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para ajudar a tornar esse processo mais tranquilo e fácil para você!


O que está envolvido na burocracia para venda de um imóvel?


É comum que uma negociação no mercado imobiliário seja complexa e isso se deve, muitas vezes, à grande valorização do ramo, bem como por toda a burocracia determinada pela lei para que tudo esteja certo com o imóvel. Contudo, caso ocorra algum erro durante esse processo, como resultado a venda deste imóvel pode ser impedida ou atrasada. 


Muitas vezes, até mesmo sem saber, as partes envolvidas na venda de um imóvel acabam fazendo alguma coisa errada por não conhecerem todos os processos burocráticos envolvidos nessa negociação, como os documentos que viabilizam a venda e as certidões que ajudam a garantir que não existem débitos ou irregularidades com o imóvel e com o vendedor. 


Afinal, o que pode impedir ou atrasar a venda de um imóvel?


1. Imóvel em inventário


A primeira causa da nossa lista, e uma das mais comuns para o impedimento da venda de um imóvel, é o imóvel em inventário. Sempre que pensamos ou falamos em testamento, é comum que associemos esse documento a grandes fortunas ou pessoas com mais aquisições, como se pessoas da classe média não precisassem se preocupar com isso, o que é um erro. 


Testamento é um documento recomendado para todas as pessoas que possuem um bem em seu nome, independente se elas têm herdeiros ou não. Quando não existe testamento, os bens precisam ser listados em um inventário e é o inventariante que indica quem são os herdeiros legais. Filhos e cônjuges são considerados herdeiros naturais, porém, na ausência deles, a Justiça terá que procurar outras pessoas. Nesse tempo, o imóvel acaba gerando dívidas e se depreciando, o que pode complicar sua venda.


2. Dívidas com o banco


Outro fator que pode impedir a venda de um imóvel é a inadimplência. Ou seja, caso você tenha dado o imóvel como garantia de algum empréstimo, é importante verificar com o banco a possibilidade de vendê-lo. Isso porque, dependendo do tipo de negociação, a venda pode ser impedida, caso você não dê ao banco algum outro tipo de garantia ou se um novo contrato não for feito.


Mesmo sem avisar ao banco, a venda dessa propriedade dificilmente será efetuada, pois o comprador não terá o pedido de financiamento aprovado. Caso a compra seja feita à vista, não será possível registrar o imóvel. Nessa situação, o que impede a venda do imóvel é o compromisso feito anteriormente. Ele tem um peso legal, pois um contrato foi assinado. Ignorar essa responsabilidade pode acabar gerando grandes dores de cabeça ao proprietário.


3. Problemas com a prefeitura


As construções de uma cidade devem obedecer a um plano diretor do município, que determina o tipo de imóvel que pode ser construído em cada bairro. Dessa forma, é possível evitar um crescimento desordenado. No entanto, muitas pessoas acabam construindo imóveis irregulares, inclusive de alto padrão. Essas construções, muitas vezes, são feitas em áreas de preservação ambiental, locais ainda não regulamentados ou que estão em disputa judicial.


Em muitos dos casos, o construtor investe com o objetivo de lucrar quando a legalização chegar, porém, nem sempre ela vem. Nesses casos, o que impede a venda do imóvel é sua irregularidade. O imóvel não pode ser vendido e o proprietário pode ser multado ou até mesmo ter que responder judicialmente pela construção. Por isso a importância do comprador fazer uma consulta no Cartório de Registro de Imóveis antes de tomar qualquer decisão. 


4. Problemas no registro


Você sabia que o contrato de compra e venda não é o documento mais importante na hora de negociar um imóvel? Isso porque o que impede a venda de um imóvel é a falta de registro imobiliário, além de ser uma das causas mais comuns da desistência da compra por parte do comprador. Isso porque para vender algo, é preciso comprovar que se é dono do item à venda e, por isso, é esperado que o nome do vendedor conste no registro da matrícula do imóvel.


Esse registro vai documentar toda a história do bem, incluindo hipotecas, vendas passadas, financiamentos, entre outras informações. Sem o nome do vendedor no registro de matrícula do imóvel, não será possível para o comprador recorrer a um financiamento imobiliário para realizar a compra e caso ele decida comprar à vista, o imóvel estará em situação irregular e ele não poderá revendê-lo, locá-lo ou usá-lo como garantia para um empréstimo. 


5. Briga entre herdeiros


Pegando carona no tópico do inventário e se estendendo um pouco no assunto, é importante que a gente se aprofunde em uma das consequências da falta de um testamento: a briga entre herdeiros. No caso de um pai com dois filhos e dois imóveis, por exemplo, a partilha mais óbvia é que cada filho fique com um, não é? Porém, na ausência de um testamento, cada filho vai se tornar dono de 50% de cada imóvel.


Como consequência, uma futura locação, reforma ou venda desses imóveis precisará ser um consenso entre as partes e, no caso de famílias que não se dão bem, isso pode se mostrar um grande problema. Portanto, é fundamental que você procure um advogado para organizar seu testamento, o que vai trazer grande agilidade à futura venda pelos herdeiros.


6. Valor acima do mercado


Esse não é um impedimento legal, como nos casos anteriores, mas também é um fator que pode impedir ou atrasar a venda do seu imóvel. É um fato que imóveis caros são uma pedra no sapato de qualquer corretor imobiliário. Por isso, é importante avaliar o valor dos imóveis semelhantes ao que você irá vender, sem deixar de verificar o preço do metro quadrado do bairro onde ele se localiza. 


No caso do valor não justificar a venda, por algum motivo, é possível alugar o imóvel e deixar para negociá-lo em um momento em que o mercado esteja em alta, que pode ocorrer antes mesmo do que você espera, levando em consideração a dinâmica desse mercado.


7. Débitos com o município

 

Nesse caso, a dívida mais comum é o IPTU, porém outros débitos, como a taxa de coleta de lixo e multas causadas por alguma infração às leis municipais também são fatores que podem impedir a venda do imóvel, pois a propriedade fica em situação irregular. Para resolver esse problema, o proprietário só precisa procurar a Prefeitura para quitar os débitos e evitar que o comprador assuma as dívidas. 


8. Falta de propaganda da venda


A divulgação é um passo importante nesse mercado, sem propaganda ou divulgação sobre a venda do imóvel você poderá se deparar com problemas para vendê-lo, já que ninguém saberá sobre essa oportunidade. Por isso é fundamental investir em uma boa divulgação para -garantir que as pessoas entrem em contato e deem início a uma negociação para a compra do imóvel.


Entendeu o que você deve fazer antes e durante a venda de um imóvel para evitar dores de cabeça ou impedimentos? E você, está tendo dificuldades em vender seu imóvel? Entre em contato com um dos nossos corretores e eles vão te ajudar a tornar esse processo mais fácil e prático! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":